quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Coragem para ser Homem



Ser machão significa que você é forte, não chora e nem tampouco demonstra emoções! Ah, esqueci! É claro que a única emoção que você demonstraria seria a raiva.

Ser homem é ser rustico, durão, corajoso forte e atraente, certo?

Talvez sim mas será que ser homem se resume apenas a isso?

Onde fica a força interior? Do vigor, da paixão e amor? Será que atributos como respeito, zelo e afeto também não são prerrogativas de quem é homem?

E quanto à pureza? Homem puro e manso? Huuuum… isso pode soar estranho!

É exatamente isso que a sociedade “supostamente moderna” tenta colocar como algo estranho.
O que a palavra de Deus diz a respeito de um homem de verdade?

“Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele. E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas”.
1 Samuel 16:18-19

- Valente, vigoroso, homem de guerra.

No Antigo Testamento já temos a referencia de um homem. Sim, um homem valente e vigoroso, um homem de guerra.

- Sabe falar e é gentil.

Este homem também é prudente em palavras e de gentil presença. Ou seja, homem que é homem sabe o tempo de guerra, mas é prudente em palavras e é de boa presença, portanto ele sabe se comportar como um HOMEM, sendo gentil.

O interessante é que Davi, quando foi chamado por Jessé, estava “com as ovelhas”, ou seja, trabalhando.

“Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus”.
1 Pedro 3:4

- Espirito Manso

Um homem cristão deve estar sempre encoberto no coração de forma incorruptível e um espirito manso que é precioso diante de Deus. Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), lemos que “a beleza deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus.”

Essa afirmação não invalida a anterior, pois um homem deve ter o espirito manso, mas no tempo de guerra, na defesa e preservação de sua família deve ser valente e vigoroso.

Nos tempos de hoje, ou temos homens rústicos e arrogantes – seja com amigos, mulheres, parentes – ou homens femininos ao extremo. A Bíblia não relata nem um nem outro quando fala sobre a conduta e postura de um homem. Curioso, não?


“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”.
1 Timóteo 4:12

- Puro.

Homem que é homem é puro, é exemplo mesmo na sua mocidade, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé e na pureza.

Então, Pureza é coisa de Homem.


Em Cristo,

Raphael Soares
@sraphaelsoares
facebook.com/sraphaelsoares
http://www.raphaelsoares.com.br
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

..