quinta-feira, 13 de junho de 2013

Egocêntrico ou Cristocêntrico?




Diz-se que uma pessoa é egocêntrica ou autorreferente quando ela acredita que tudo que acontece está relacionado ou se refere a si mesma. Uma criança na faixa de três anos de idade passa pelo período chamado “teimoso”.

Ele ainda não entende que faz parte de uma sociedade e imagina que tudo gira a seu redor. Assim também é a pessoa egocêntrica, como esta criança de três anos de idade!

No geral achamos que o egocêntrico é uma pessoa prepotente, que “se acha”. Não é bem assim. Um tímido também é autorreferente ou egocêntrico, pois acredita que todos o estão observando e supervalorizando suas eventuais falhas. Você já pensou por este viés?

Já o Cristocêntrico é diferente: ele coloca Cristo no centro de sua vida, de seu universo, tudo que acredita “girar” a sua volta ele entrega para Deus, toda atenção, todos os “aplausos”, e até elogios são direcionados a ELE que merece toda honra e louvor. O Cristocêntrico entende que nem de toda teoria vive o homem, mas de pratica, também considerado como centrado em Cristo.
 
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome  cada  dia a sua cruz, e siga-me.“ Lucas  9.23
Na Bíblia percebemos que seguir a Jesus requer a atitude de negar a si mesmo, ser completamente o oposto de um egocêntrico. Um Cristocêntrico se define não somente por seguir a Cristo, mas também por negar a si mesmo. Diante disso, como você se vê?  Cristocêntrico ou Egocêntrico?

No amor Daquele que sonda os nossos corações e nos conhece como ninguém,

Raphael Soares.
@sraphaelsoares
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

..