sábado, 9 de agosto de 2014

Pai, meu pai





Para muitos homens a ferida emocional mais profunda que eles já experimentaram foi infligida pelo pai deles.

Quando o menino aprende geralmente que não pode discutir seus problemas e medos mais profundos com seu pai a raiva, frustração e até mesmo ódio criam raízes profundas no coração. 

Esses estados emocionais se aprofundam com o passar do tempo e é claro todo comportamento é afetado com eles, talvez pelo resto da vida.

Certamente os filhos podem declarar que sabem que o pai o ama, pois os vê como pai provedor, o que sai para trabalhar, prove o sustento da família, mas isso basta?

O pai é geralmente emocionalmente distante ou também é emocionalmente frustrado e acaba e não tem em nada com o pai abusivo, este  exerce uma autoridade absurda através da mutilação verbal.

“Existem palavras proferidas por um pai que podem ecoar por toda vida do filho. Pai, qual palavra você tem proferido a seus filhos?”

Alguns pais também abençoam seus filhos de acordo com o desempenho, caso tire uma boa nota... Caso seja bom nos esportes, no trabalho ou outro papel que ele se projeta a fazer. O fracasso resulta na rejeição, ou até mesmo o medo de rejeição.

Queria pontuar algo definitivo em relação ao fracasso dos pais.

O fracasso dos pais é uma das razões fundamentais da destruição das famílias, do crescimento absurdo das violências diante a sociedade do desrespeito pela autoridade e de uma gama de males que assolam a sociedade como um todo.

Quando um filho chega ao ponto de afrontar ou “desistir” de respeitar seu pai por alguns dos fatores descritos anteriormente ele esta destituindo o que até então era a autoridade máxima estabelecida na sociedade para ele. O PAI. 

Logo ele terá dificuldades em se submeter a algum líder, seja um professor, um chefe da empresa, 
um policial, até mesmo se submeter a Deus.

E quando chega a idade adulta ele tem a autoimagem fraca e um senso de valores desregulado, facilmente são descritos como emocionalmente imaturos.

Da mesma forma que sua ferida paterna não foi curada, existe uma pressão e um desejo profundo de prover uma vida melhor para esposa e filhos, mas inconscientemente dispara o mesmo tipo de padrões de comportamento que foi experimentado.

E por favor, não venha que os traumas emocionais do passado vão definir suas escolhas de amanhã, um jargão um pouco popular. Os traumas emocionais estão no inconsciente e o traumatizado irá responder de forma inconsciente sobre os pontos e não de forma consciente e definida por ele. A questão aqui não é decisão, é definição. No caso a definição do caráter já formado.

Mas então, como podemos romper esse trauma do passado e com a ajuda do Senhor desenhar uma nova historia.

Para os pais

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.

Salmos 127:3


Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá

Salmos 127:3
Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá

Salmos 127:3
Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá

Salmos 127:3
Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.
Salmos
“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá”Salmos 127:3



Peça perdão a elas. Um pai que diz “Estou errado, por favor, me perdoe” traz mais cura do que podemos imaginar.

Para os filhos

Não existe melhor solução para qualquer problema emocional do que perdoar quem te feriu.

Perdoe mesmo considerando o errado, você não precisa estar errado para pedir perdão.

“O Perdão é um ato de coragem”

Um ato de coragem, pois o perdão é uma decisão e um coração mesmo ferido resolver perdoar é uma difícil decisão, mas a melhor que pode ser tomada.

Com isso, podemos seguir e desfrutar o amor do Pai eterno, que esta sempre esta disponível,que  nunca errou  e de forma incondicional te ama.


“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,
e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” Efésios 5:1-2
 

Ele te ama, e seu amor é incondicional.

Parece simples mas o perdão é uma decisão dura, um ato de coragem que pode mudar toda trajetória de nossas vidas.


Em Cristo,

Raphael Soares

@sraphaelsoares

www.raphaelsoares.com.br

fb.com/raphaelsoares.com.br

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

..